Buscar
  • Carlos Pinto

O que é PNL e quais os seus benefícios?



A PNL ajuda-nos a evoluir e chegar à melhor versão de nós mesmos. Àquela versão de nós que vive com paixão e equilíbrio, que tem relacionamentos bem-sucedidos, que se realiza profissionalmente e que goza de muitos momentos de lazer e alegria.


O que é PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) configurou-se ao longo do tempo como uma ferramenta que utiliza a linguagem do cérebro para potenciar a comunicação, o comportamento e a evolução humana. A PNL tornou-se a tecnologia de escolha do século XXI pela sua grande eficiência em atingir os resultados desejados.


A partir do estudo da estrutura da mente, do pensamento e da linguagem verbal e não-verbal, a Programação Neurolinguística desenvolve conceitos e técnicas no sentido de reprogramar estratégias mentais inconscientes.


Noutras palavras, a PNL consiste numa prática baseada na observação e análise de como nós mesmos e cada pessoa organiza os seus pensamentos, as suas emoções, a sua fisiologia, a sua linguagem e o seu comportamento, criando estratégias inconscientes, que produzem os resultados que temos, positivos ou negativos.


A primeira e mais importante técnica da PNL é auto-generativa, ou seja, é a mãe de todas as outras técnicas: a Modelagem da excelência humana:


Perceber como pessoas geniais em algum contexto organizam o seu mapa mental, emocional e físico (quase sempre de forma inconsciente), para terem a performance de excelência;


Codificar esse procedimento de forma a outras pessoas poderem aprender e produzir resultados próximos, idênticos ou melhores.


Como surgiu a PNL?

Fritz Pearls, Virgínia Satir e o psiquiatra Milton Erickson, fascinados com um estudante de informática e um professor de linguística generativa, empenharam-se em observar e codificar os seus padrões de comportamento e comunicação.


Ao reproduzir esses padrões, conseguiram resultados tão bons ou próximos do nível dos seus modelos, geniais na sua área. Perceberam que, com essa codificação, não só conseguiam reproduzir os resultados, como podiam ensinar outras pessoas a conseguir o mesmo.


Rapidamente deram-se conta de que o que tinham em mãos não era só uma aprendizagem, mas sim um método de aprendizagem e transformação humana acelerada. Decidiram então batizar a sua metodologia de Programação Neurolinguística.


Isto aconteceu no princípio dos anos 70, na Universidade de Santa Cruz, Califórnia. Richard Bandler, então estudante de informática e aprendiz de Terapia Gestalt e John Grinder, Professor associado de linguística Generativa da Universidade, foram os protagonistas. Recentemente, John Grinder reconheceu ainda Frank Pucelik como um cocriador.


Por essa razão é que os resultados da aplicação da PNL são tão eficazes, rápidos, duradouros e observáveis.


A PNL no Templo da Mente

A nossa postura passa não só pela constante inovação e investigação de novas teorias e formas de melhorar a sua mente, mas também por trazer-lhe os melhores tratamentos.


É por isso que no Templo da Mente fornecemos o tratamento por PNL, para chegar à melhor versão de si. Marque já a sua consulta

10 visualizações

Tv. das Campinas, nº 41

Pinheiro Manso

4100-146 Porto

© 2019  Templo da Mente, Institute

Tel: (+351) 96 500 94 95
Skipe: templodamente

Email: geral@templodamente.com

Segunda a Sexta: 9:30 - 20:00
Sábado: 9:30 - 18:00

Domingo: Encerrado